• (42) 3025-7251
  • contato@erickluiz.com.br

Bolsa de valores: O que é e como funciona

Bolsa de valores: O que é e como funciona

Você já deve ter ouvido ou visto alguma notícia sobre bolsa de valores.

Esse ano já chegamos a incrível marca de 3 milhões de investidores na bolsa de valores. Só para título de comparação esse total até o final do ano passado era de apenas 1,6 milhões.

E com a queda da taxa da renda fixa a tendência é que muitos mais investidores procurem a bolsa de valores como forma de turbinar os seus ganhos, mas afinal você sabe o que é e como funciona a bolsa de valores?

Antigamente o investidor poderia colocar o seu dinheiro na renda fixa a juros de 15, 16, as vezes até 20% ao ano, sem correr grandes riscos ele teria seu capital dobrado em apenas 5 anos, o que era ótimo!

Quando você assiste ao jornal e o jornalista fala a taxa básica de juros está em “tantos” por cento, de modo geral é essa taxa que a renda fixa segue e é chamada de taxa Selic.

Hoje a taxa básica de juros encontra-se em 2%. Esse é um dos principais motivos pelo grande aumento do número de investidores em bolsa de valores. As pessoas estão procurando aumentar os seus ganhos com renda variável e a bolsa de valores é uma das formas.

A Bolsa de valores nada mais é que um ambiente de negociação onde investidores podem comprar e vender ativos, sejam eles ações, fundos imobiliários, ETFs, BDRs, contratos de dólar, boi, milho, café e etc.

Para você ter uma ideia mais clara do que é bolsa de valores, podemos compara-la a uma feira. Onde produtores expõem os seus produtos para compradores que estão interessados em adquiri-los. Se um investidor decide vender uma ação, ele vai até a bolsa de valores oferece-la para compradores interessados.

Quando uma empresa precisa de capital para expandir os seus negócios, uma das formas dela conseguir esse dinheiro é através da bolsa de valores, essa empresa vende um pedacinho dela captando dinheiro a um custo barato, aumentando sua visibilidade e atraindo novos investimentos.

Essa operação de abertura de capital se chama IPO (Initial Public Offering) – que em português significa oferta pública inicial e cada pedacinho dessa empresa é chamado de ação.

Quando o investidor compra uma ação ele está na verdade se tornando sócio dessa empresa.

Com essa ação em mãos o investidor passa a ganhar na valorização dessa empresa e pode também receber parte de seus lucros aqui chamados dos famosos dividendos.

É importante lembrar que nem toda empresa paga dividendos, as que não pagam utilizam o lucro para reinvestir nelas mesmas e assim aumentar o seu tamanho e por sua vez o seu valor.

Lembrando também que os dividendos somente são pagos se a empresa tiver lucro.

Outro ponto é que o investidor também passa a dividir os riscos, por exemplo se a empresa quebrar ele perderá o seu dinheiro investido.

Além disso existem 2 tipos de ações, as ações preferenciais e ordinárias, as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias realizadas pela empresa, ou seja, o investidor poderia palpitar nas suas decisões, o peso desse palpite é proporcional a quantas ações ele possui.

Já as ações preferenciais dão preferência ao investidor receber por primeiro os seus dividendos. Aqui vão se enquadrar a maioria das pessoas físicas.

É através de uma corretora que o investidor irá acessar a bolsa de valores, a corretora é o agente custodiante, é como se ela fosse a sua representante na nossa grande feira. A corretora também que vai fornecedor as ferramentas para o investidor ver a sua carteira, realizar compras e vendas como um home broker por exemplo.

As ações da sua carteira após adquiridas ficam na CBLC que é a companhia brasileira de liquidação e custodia, caso sua corretora quebre por algum motivo, você não é afetado, bastaria transferir suas ações para outra corretora.

Exemplificando, imagine que a padaria do seu Zé resolveu abrir uma filial e para isso precisa de dinheiro, seu Zé muito esperto resolveu fazer um IPO de 20% do valor de sua padaria, a padaria do seu zé foi avaliada em um valor de mercado de 100 mil reais.

O valor a ser arrecadado seria de 20 mil reais, então para ficar mais acessível seu Zé decidiu que emitiria 20 ações a mil reais cada. A empresa só ganha dinheiro com ações durante o seu IPO, posteriormente a ele os novos acionistas irão negociar essas ações no que chamamos mercado secundário que é quando um acionista pode vender para outro e vice e versa. Entenda que você só pode comprar uma ação de outra pessoa que esteja e só consegue vender se outra pessoa quiser compra-la de você.

As pessoas costumam ver no jornal, as ações da petrobras se desvalorizaram 20% esse mês e pensam que a empresa está sendo a afetada por isso, o que não é exatamente verdade, isso interfere no valor de mercado da empresa, mas não tira exatamente dinheiro dela.

Mas voltando a padaria do seu Zé, agora que você é acionista dela, a padaria está crescendo e deu um lucro de 100 mil reais, seu Zé decidiu distribuir entre os acionistas 50% desse lucro e reinvestir o restante na padaria. Então os 50 mil reais serão distribuídos entre as 20 ações, o que daria 2.500,00 reais por ação, se você tem 2 ações receberia 5.000,00 reais de dividendos.

Como a padaria do seu Zé da lucros enormes chamou a atenção dos investidores, fazendo mais pessoas quererem compra-las. Aqui entra a famosa lei da oferta e demanda, mais pessoas querendo comprar e menos querendo vender faz essas ações se valorizarem. Lembra que você tinha pago inicialmente 1.000,00 reais nas ações do seu Zé? Agora elas estão valendo 1.500,00 ou seja se caso você vender suas ações você irá lucrar 500 reais por ação.

Agora imagine que a padaria do seu Zé sofreu uma terrível enchente, coitado do seu Zé, isso afetou o seu faturamento espantando novos investidores, fazendo assim o valor das ações de sua padaria cair a um valor de 500,00 reais.

E assim funciona o mercado da bolsa de valores, um detalhe importante, você não precisa vender as suas ações se elas estiverem em baixas, tudo depende da sua analise a longo prazo da padaria do seu Zé.

E mais importante ainda, grande parte das pessoas acha que precisa de muito dinheiro para começar a investir na bolsa de valores, o que não é verdade, você pode comprar as maiores empresas do brasil ou os maiores fundos imobiliários a partir de 10 reais as vezes até menos dependendo da ação.

Outras operações que a empresa pode fazer é vender mais uma fatia sua no mercado, essa operação é chamada de follow-on ou emissão secundaria de ações.

Ela também pode recomprar suas ações no mercado e ainda poderia fechar o seu capital através de uma oferta pública de aquisição OPA.

Nesse artigo eu me foquei só em ações, mas se você gostaria de saber o que é um fundo imobiliário eu vou deixar aqui em baixo na descrição o link de um vídeo onde eu explico o que são os fundos imobiliários, confere lá.

Ou aqui no blog mesmo, temos o artigo sobre Fundos imobiliários, confere lá!

O que são Fundos Imobiliários e como ganhar dinheiro

O nosso exemplo da padaria do seu Zé foi todo pautado no investidor que quer ser sócio das maiores empresas do nosso país na bolsa de valores, agora você também pode realizar operações especulativas como Day Trade e Swing Trade onde o investidor busca lucros a curto prazo com base nessa variação de preço das ações e outros ativos. 

Erick Luiz

Deixe sua mensagem