Seu valor de mercado que até final de 2020 era por volta de 1,3 bilhões de dólares, já ultrapassa 24 bilhões até a data desse vídeo.
Agora se você acha que toda essa alta é atribuída ao bom desempenho da empresa, muito pelo contrário. A GameStop é considerada uma empresa obsoleta devido ao fato dos consoles estarem migrando para mídias digitais.
Apesar da GameStop ser uma tradicional rede de lojas, fundada em 1996, as suas receitas vêm caindo ano após ano, devido sobretudo a essa mudança do mercado.
E para piorar a pandemia intensificou o que já estava ruim, afinal com as pessoas em casa as vendas on-line explodiram.
Inclusive, em setembro do ano passado, a GameStop anunciou que planejava fechar entre 400 e 450 lojas ao redor do mundo.
Mas então o que aconteceu com a GameStop para ela ter tido toda essa valorização?
Para explicar a confusão que rolou com a GameStop, eu preciso te explicar o que é operar vendido.
Quando um investidor acredita que uma ação vai cair, ele pode fazer um empréstimo dessa ação para então vende-la para algum investidor que esteja interessado e compra-la mais barato para devolve-la para o seu dono original.
A diferença entre o valor por quanto ele vendeu e por quanto ele recomprou é o lucro da operação e ao investidor que cedeu o ativo é pago um aluguel.
Se a ação ao invés de cair, subir e o prazo da operação acabar ou mesmo o investidor encerrar a operação por conta de algum controle de risco, ele terá tido prejuízo ao invés de lucro.
No caso da GameStop, como havia um consenso entre boa parte dos investidores que a ação iria cair, todas as ações disponíveis para empréstimo estavam alugadas para esse tipo de operação.