O dólar que no começo de 2020 estava por volta de 4 reais e 7 centavos, hoje está na casa de 5 reais e sessenta centavos. Um aumento de mais de 37%.
Com a pandemia, o dólar se valorizou no mundo todo, mas no Brasil esse movimento foi mais intenso e passado o pior da crise, o real continua desvalorizado e sem perspectiva de melhora para o curto prazo.
O que dá força para esse movimento de queda da moeda brasileira são as várias incertezas do mercado financeiro com relação a crise política que o Brasil vive.
A turbulência política demonstra para os investidores que o país não irá conseguir resolver as suas questões fiscais com as tão já faladas reformas necessárias.
Nesse momento a reforma administrativa e tributária estão paradas, até a reforma do imposto de renda que seria mais fácil de ser aprovada, está parada.
Sem as reformas necessárias para o país o investidor estrangeiro continua tirando o seu dinheiro do Brasil e por sua vez, fazendo a cotação do dólar explodir.
E isso nos leva a pergunta de ouro, qual seria a solução para a gasolina parar de subir?
Muitos falam em quebrar o monopólio da Petrobras, na verdade a Petrobras não tem mais o monopólio da exploração de petróleo desde meados de 1998. Existem sim outras empresas que exploram petróleo por aqui, o que não existe é empresas que fazem o refino dele para transformar em gasolina, não por questões de monopólio, mas pelo risco de se investir no Brasil.
Temos também a questão do Brasil ser autossuficiente em petróleo, o Brasil é sim autossuficiente no petróleo, mas ele importa mais de 20% da gasolina comercializada. Ou seja, a Petrobras não consegue suprir a demanda do refino no país.
Outra solução que muitos falam, seria então controlar os preços dos combustíveis, medidas como essa de controle de preços e tabelamentos já foram tentas sem sucesso em alguns países do mundo como Venezuela e Argentina.
No Brasil durante o governo Dilma os preços dos combustíveis foram controlados artificialmente gerando um prejuízo de cerca de 100 bilhões para a Petrobras e afastando mais ainda os investidores estrangeiros.
O atual governo tenta culpar o ICMS, jogando a culpa da alta da gasolina para os estados, como dito no começo desse vídeo, o ICMS é sim uma boa parte do custo do combustível, mas ele não sofreu aumentos nos últimos tempos em nenhum estado.
Inclusive existe hoje uma proposta de ajuste do cálculo do ICMS tramitando no congresso que não resolve o problema, ela apenas o empurra com a barriga e gera uma redução pequena sobre o preço do combustível num primeiro momento.
Como ano que vem é ano eleitoral eu poderia até supor que ela teria apenas caráter eleitoreiro. E você o que acha disso?
Analisando então o problema do preço da gasolina, se o petróleo nós não temos controle sobre o seu preço, os impostos podem ser reduzidos, mas isso mexeria com a arrecadação e por sua vez pioraria ainda mais o problema fiscal, nos sobra o dólar.
Para fazer com que o preço da moeda americana caia no Brasil, somente seria possível com uma melhora do cenário político no país e a aprovação das famosas reformas administrativa e tributária.
Com toda essa pressão que a Opep vem sofrendo, provavelmente a produção de petróleo passe a aumentar nos próximos meses, o que pode ajudar, mas se o dólar continuar subindo de nada vai adiantar.
E para piorar temos uma eleição no horizonte de 2022 o que deve mexer e muito com o câmbio durante o ano.