Para você entender de vez o que é Split ou desdobramento de ações, imagine que você tenha 100 reais e foi até o banco e trocou por 10 notas de 10 reais.
O que vale mais, 1 nota de 100 ou 10 notas de 10? Exatamente você continua tendo o mesmo valor!
Mas porque então uma empresa faz o desdobramento?
Realizando o desdobramento a empresa consegue tornar suas ações mais acessíveis, é mais fácil para o investidor que está começando, comprar uma ação a 20 reais do que uma ação a 100 reais.
Outro benefício do desdobramento é o aumento da liquidez dessa ação. Com mais ações no mercado, mais pessoas passam a negocia-las e num maior volume.
Um bom exemplo seria dizer que a empresa é como se fosse um bolo, esse bolo que estava cortado em 4 fatias, passa a estar cortado em 8 fatias, o bolo em si é o mesmo, ele continua com as suas mesmas características e valor.
No caso da empresa é a mesma situação o desdobramento não muda em nada os seus fundamentos, tudo continua igual, inclusive o seu patrimônio e valor de mercado.
Financeiramente falando a empresa não ganha nada.
Para quem já é investidor em termos financeiros nada vai mudar também, a diferença é que se o investidor tinha por exemplo 100 ações a 80 reais cada e a empresa fez um desdobramento de 1 para 4. Ele agora terá 400 ações a 20 reais cada. A soma dessas ações dará o mesmo valor de 8.000 reais.
Mas por que muitas vezes as ações sobem durante o seu desdobramento?
Porque de certa forma o desdobramento indica que a empresa está crescendo, isso acaba atraindo investidores que esperam que ela continue com esse crescimento, mas lembrando que crescimento passado não é garantia de crescimento futuro.
Outro ponto que faz as ações subirem, é que muitos investidores passam achar barato o valor dessa ação e isso gera um aumento das compras, elevando assim o preço.
Vale ressaltar que se a empresa paga dividendos e antes ela pagava 2 reais por ação, após o desdobramento ela passará a pagar 0,50 centavos por ação. Então se você comprou 1 ação após o desdobramento, para você receber o mesmo dividendo de antes, será preciso comprar na verdade 4 ações ao invés de uma.
Mas por que uma empresa faz o desdobramento se existe o mercado fracionário?
Antes de mais nada explicando o que é o mercado fracionário.
No mercado de lotes padrão, as ações são negociadas em lotes de 100, já no mercado fracionário, existe a possibilidade do investidor negociar apenas uma única ação.
Para ele acessar esse mercado basta ele acrescentar no ticker, que é o nome da ação na bolsa de valores, a letra F. Pegando de exemplo a ação do magazine luiza no mercado padrão é MGLU3 e no fracionário é MGLU3F.
O problema é que no mercado fracionário existe uma liquidez infinitamente menor que o mercado de lote padrão, significa que as vezes o investidor pode por uma ordem de compra ou de venda e ter que ficar esperando muito até que ela seja executada, ou ainda ter que pagar um prêmio por isso.
E por isso, de modo geral, de tempos em tempos as empresas preferem fazer o desdobramento de suas ações.
Então resumindo, o desdobramento não muda em nada no valor da empresa ou mesmo para quem já é investidor dela, você não ganha mais dinheiro ou perde com isso.
O desdobramento é uma consequência da evolução do valor da ação e não o fator que ele evoluir.
Historicamente existe uma tendência, que ação acabe se valorizando com isso pela maior liquidez ou mesmo pelo efeito psicológico que gera nas pessoas o que faz elas acharem que agora está barato.
Existem até estudos que analisam esse movimento, mas isso não é nenhuma garantia que ela vá se valorizar, nada impede da ação permanecer muito tempo nesse valor ou até mesmo cair.
Inclusive a OGX antes de quebrar, havia feito um desdobramento na época, isso prova que não existem garantias que o desdobramento traga mais segurança ou garantia de ganhos.
O que importa no fim das contas não é o valor da ação e sim os fundamentos da empresa.
E se você quer saber mais a respeito de bolsa de valores, veja o post que eu fiz explicando tudo a respeito Bolsa de valores: O que é e como funciona