Dentro da plataforma existem os clubes, que são grupos de usuários unidos pelo mesmo assunto. Já existem grupos de inúmeros temas e assuntos que são categorizados por macro-áreas.
Outra diferença da rede Clubhouse é a sua forma de entrada, para fazer parte da rede social, não basta realizar o download do app, é preciso receber um convite de um amigo já cadastrado.
Esse fato gerou um verdadeiro comércio de convites, no eBay por exemplo, é possível encontrar convites para a Clubhouse sendo vendidos a partir de 50 dólares.
Sobre a venda de convites a Clubhouse não se manifestou até o momento, mas seus representantes deixam claro que pretendem expandir sua base de clientes num futuro próximo, assim que a sua base de clientes e a própria ferramenta estiverem melhor desenvolvidas.
A Clubhouse demonstra uma grande preocupação com questões de moderação do conteúdo. Já existem relatos de discursos de cunho homofóbicos, xenófobos e misóginos, seus representantes informaram que alguns usuários chegaram a ser banidos, mas não revelaram maiores detalhes.
Por enquanto tudo é gratuito e ainda não temos nenhum tipo de publicidade dento do app, mas isso ao longo do tempo deve mudar. Em entrevista ao Squawk Box da CNBC, o CEO Paul Davison disse:
“Há tantas pessoas incríveis que são inteligentes, que são engraçadas e que são realmente ótimas em reunir as pessoas”, disse Davison. “O que queremos é permitir que eles ganhem a vida diretamente no Clubhouse por meio de coisas como assinaturas e eventos com ingressos.”.
É difícil dizer se a Clubhouse será o novo Facebook, seu sucesso se dá em grande parte ao seu modelo diferenciado de comunicação unido pela entrada de personalidades famosas e beneficiado pela necessidade de dialogo gerados pela pandemia.
No entanto, ainda é muito cedo para se afirmar que esse frenesi todo se perpetuará, mas vale a pena sim você conhecer a rede e já criar suas raízes nela desde cedo.
Até o atual momento, app está disponível somente usuários de iOS com download diretamente via a Apple Store, está previsto o lançamento uma versão para Android em meados de junho deste ano na Play Store.