E se ao invés de comprar um Iphone 12 investíssemos esse dinheiro comprando ações da Apple qual seria o resultado?
Logicamente que o título desse artigo é uma provocação, você não precisa comprar um Iphone ou uma ação da Apple. O que eu quero que você entenda é a importância de se ter um consumo consciente e os resultados de nossas escolhas entre gastar ou investir.
Eu sei que você precisa de um telefone e a Apple não cresceria ao longo do tempo se não fosse pelas vendas dos Iphones, mas é sempre importante por na ponta do lápis se por exemplo, você tem o modelo anterior, você realmente precisa trocar pelo novo? Ele realmente vai dar tanta diferença assim ou você pode esperar mais um ano? Você precisa compra-lo logo no seu lançamento, onde o preço é mais alto geralmente ou pode aguardar mais alguns meses?
Infelizmente no Brasil, o Iphone acaba sendo considerado um item de luxo e de status. Não que isso seja culpa da Apple ou somente dela, boa parte da culpa é devida a gigantesca carga tributária de nosso país e o seu câmbio desvalorizado.
Se por um lado comprar um Iphone, pode não ser exatamente vantajoso para o seu bolso, talvez comprar as ações da Apple possa ser sim uma boa opção.
A Apple foi fundada em 1976 em Cupertino na Califórnia, seus fundadores foram Steve Wozniak, Ronald Wayne e o lendário Steve Jobs.
A trajetória da empresa teve um início marcado por muitos altos e baixos, com espirito inovador desde o seu surgimento, que por sinal foi em uma garagem, a Apple destaca-se das outras empresas de tecnologia por pensar de forma diferente, valorizando o design de seus produtos, seu ecossistema e a sua marca a ponto de criar desejo nas pessoas.
Nenhuma outra marca tem tantos fãs loucos a ponto de formarem filas intermináveis no lançamento de seus produtos. Geralmente quem compra um produto da marca, acaba adquirindo o resto da linha e não trocando de marca mais.
Mas como esse é um artigo de finanças, vamos aos números:
O valor de mercado da Apple hoje passa de 2 trilhões de dólares, sim é isso mesmo que você ouviu, 2 trilhões dólares (US$2.000.000.000.000,00). Para você ter uma ideia esse valor é maior que a soma de todas as empresas brasileiras listadas em bolsa.
Inclusive esse valor supera o Produto Interno Bruto de 170 países, incluindo o Brasil. Significa dizer que só o valor de mercado da Apple é maior que a soma de tudo que foi produzido durante um ano no Brasil.
A Apple foi a primeira empresa no mundo a chegar a marca de 1 trilhão de dólares e só não foi a primeira no mundo a chegar a marca dos 2 trilhões porque a petrolífera estatal saudita Saudi Aramco realizou o seu IPO e chegou primeiro a esse valor, mas desde então o seu valor caiu para 1.8 trilhão e a Apple reina sozinha como a única empresa no mundo valendo 2 trilhões de dólares.
A receita anual de 2019 da Apple foi cerca de 260 bilhões com um lucro bruto de aproximadamente 98 bilhões de dólares. A título de comparação, só com os foninhos de ouvido, os Airpods, a Apple obteve 12 bilhões de receita em dólares, já a receita da Ambev toda foi cerca de 10 bilhões de dólares (cotação do dólar a 5 reais).
Só de caixa a Apple possui disponível mais de 100 bilhões de dólares o que da uma tranquilidade para empresa, inclusive para possíveis aquisições de outras empresas.
Já a valorização das suas ações só esse ano, acumulam uma alta de 42%.