O objetivo de mais uma rodada de investimentos é financiar a expansão do NuBank no México e na Colômbia e ampliar a disponibilidade de crédito para os clientes aqui do Brasil.
Desde a última rodada de investimentos, realizada em julho de 2019, a fintech quase triplicou a sua base de clientes, saindo da casa dos 12 milhões para atualmente cerca de 34 milhões de clientes.
Esse número dá ao NuBank o título de maior banco digital independente do mundo.
O NuBank vem se focando em expandir as suas operações na America Latina, pelo fato de seus países terem em comum: a grande burocracia, altas taxas e baixa disponibilidade de crédito.
Para você ter uma ideia, cerca de 50% da população dessa região não possui uma conta bancaria e os grandes bancos controlam cerca de 70% do mercado.
Mas você deve estar se perguntando, se o NuBank não da lucro, como ele conseguiu passar o valor de mercado de um dos maiores bancos do Brasil, com mais de 200 anos de existência, milhares de agências espalhadas pelo Brasil e uma gama gigantesca de produtos e serviços?
Então… o valuation, que nada mais é que uma avalição de quanto a empresa vale no mercado, principalmente no caso de uma startup e fintech, é com base no futuro da empresa. Os investidores avaliam o seu potencial de ganho futuro.
Sendo assim, eles esperam que o NuBank continue se expandindo rapidamente e inclusive como o NuBank não gera lucro, ele precisa realizar essas rodadas de investimento para bancar a sua expansão.
Agora o grande desafio do NuBank vai ser conseguir extrair valor dessa imensa base de clientes. Se compararmos por exemplo a carteira de crédito que é um dos produtos que mais gera receita para o banco, a carteira de crédito do NuBank chegou a 14 bilhões, já a do Banco do Brasil é de 668 bilhões de reais.