• (42) 3025-7251
  • contato@erickluiz.com.br

NUBANK ULTRAPASSA O BANCO DO BRASIL (BBAS3) – 4º MAIOR BANCO DA AMÉRICA LATINA

NUBANK ULTRAPASSA O BANCO DO BRASIL (BBAS3) - 4º MAIOR BANCO DA AMÉRICA LATINA

NUBANK ULTRAPASSA O BANCO DO BRASIL (BBAS3) – 4º MAIOR BANCO DA AMÉRICA LATINA

O NuBank ultrapassou o valor de mercado do Banco do Brasil se tornando o 4º maior banco em valor de mercado da América Latina.

Será que ele vai ser o maior banco da América Latina e quem sabe do mundo?

No final de janeiro o NuBank anunciou mais uma rodada de investimentos, captando mais 400 milhões de dólares. Essa é a 7ª rodada (Série G) de investimentos que a fintech realiza.

Com mais essa rodada de investimentos o valor de mercado da companhia chega a 25 bilhões de dólares, ultrapassando o Banco do Brasil para assumir a 4ª posição dos maiores bancos do Brasil e da América Latina.

Agora o NuBank está atrás somente do Banco Itaú, Bradesco e Santander.

O objetivo de mais uma rodada de investimentos é financiar a expansão do NuBank no México e na Colômbia e ampliar a disponibilidade de crédito para os clientes aqui do Brasil.

Desde a última rodada de investimentos, realizada em julho de 2019, a fintech quase triplicou a sua base de clientes, saindo da casa dos 12 milhões para atualmente cerca de 34 milhões de clientes.

Esse número dá ao NuBank o título de maior banco digital independente do mundo.

O NuBank vem se focando em expandir as suas operações na America Latina, pelo fato de seus países terem em comum: a grande burocracia, altas taxas e baixa disponibilidade de crédito.

Para você ter uma ideia, cerca de 50% da população dessa região não possui uma conta bancaria e os grandes bancos controlam cerca de 70% do mercado.

Mas você deve estar se perguntando, se o NuBank não da lucro, como ele conseguiu passar o valor de mercado de um dos maiores bancos do Brasil, com mais de 200 anos de existência, milhares de agências espalhadas pelo Brasil e uma gama gigantesca de produtos e serviços?

Então… o valuation, que nada mais é que uma avalição de quanto a empresa vale no mercado, principalmente no caso de uma startup e fintech, é com base no futuro da empresa. Os investidores avaliam o seu potencial de ganho futuro.

Sendo assim, eles esperam que o NuBank continue se expandindo rapidamente e inclusive como o NuBank não gera lucro, ele precisa realizar essas rodadas de investimento para bancar a sua expansão.

Agora o grande desafio do NuBank vai ser conseguir extrair valor dessa imensa base de clientes. Se compararmos por exemplo a carteira de crédito que é um dos produtos que mais gera receita para o banco, a carteira de crédito do NuBank chegou a 14 bilhões, já a do Banco do Brasil é de 668 bilhões de reais.

lucro nubank

Como eu já disse anteriormente o NuBank não da lucro, a expectativa é que quando ele parar de investir tanto em sua expansão isso passe a acontecer, mas ainda é difícil definir uma data para que isso aconteça.

Então se analisarmos que o NuBank conseguiu adquirir uma base considerável de clientes em muito pouco tempo e um dos fatores para que isso tenha acontecido foi o fato do banco não ter taxas, pode ser difícil oferecer serviços pagos para esses mesmos clientes.

Aos poucos o NuBank vem incluindo serviços pagos, como o programa de pontos e mais recentemente a compra da corretora Easynvest e o seu mais novo seguro de vida.

Inclusive se você ainda não conhece o seguro de vida do NuBank, eu vou deixar aqui o link do post que eu fiz falando tudo a respeito do NuBank Vida: NuBank lança seguro de vida a partir de 9 reais! NuBank Vida vale a pena?

Por outro lado, o NuBank pode se gabar de não ter clientes e sim fãs, existem grandes comunidades de usuários nas mais diversas redes sociais e a cada novo produto lançando pela fintech gera uma grande comoção nessas comunidades.

Isso logicamente é mérito da ótima interface de usuário do aplicativo do banco e do ótimo atendimento apresado por ele.

Nas mais diversas pesquisas realizadas no mercado, o NuBank se destaca por sempre apresentar ótimos resultados, seja pelo baixo número de reclamações que o banco recebe ou pelo índice de satisfação de seus clientes.

índice de satisfação de clientes de cada instituição financeira

E essa base de clientes deve continuar crescendo rapidamente, isso sem dúvida é um trunfo para qualquer empresa.

Agora o ponto que muitos investidores querem saber, quando o NuBank fará seu IPO?

Caso você não saiba o que é IPO, é o momento que a empresa abre seu capital na bolsa de valores.

Existe uma grande expectativa pelo IPO do NuBank, alguns analistas acreditam que ele possa acontecer ainda esse ano, inclusive que essa rodada de investimentos foi mais um passo rumo ao seu IPO.

Agora o que já é dado como certo, é que o IPO do NuBank deve seguir o mesmo rumo que foi o da corretora XP Investimentos e acontecer na bolsa americana Nasdaq. Então para você poder participar, possivelmente será necessário abrir conta em uma corretora lá fora para isso.

Mas lembrando, tudo isso não passa de especulação e um detalhe importante que eu não posso deixar de falar, o NuBank passou sim o valor de mercado do Banco do Brasil, mas por outro lado, como o Banco do Brasil e os outros grandes bancos tem suas ações cotadas em bolsa, quem manda no preço de suas ações é o mercado.

Tendo isso em vista, temos que lembrar que os bancos ainda não se recuperaram do tombo que tiveram no auge da crise gerada pela pandemia. O próprio Banco do Brasil (BBAS3) está mais de 30% abaixo do seu valor no início do ano de 2020.

desempenho banco do brasil bbas3 no ano de 2020

Por outro lado, se analisarmos a cotação das ações do banco Inter (BIDI11), elas obtiveram uma valorização nesse mesmo período de mais de 200%. O que pode demonstrar uma mudança do mercado, mas isso só o tempo irá nos dizer.

Agora o NuBank, pode se tornar o maior banco do Brasil?

Para isso, ele precisaria mais que dobrar o seu valor de mercado para passar o Banco Itaú, o que é bem difícil de acontecer em um curto prazo, mas com o grande fluxo de capital no mercado e uma grande expectativa pelo seu IPO, isso não é impossível de acontecer.

Já em número de clientes é bem provável que ele possa sim ultrapassar o “bancões”, mas ainda continuamos com o problema em relação ao seu lucro.

Nubank recebe autorização do BC para vender ações

Nubank compra Easynvest! E agora?

Erick Luiz

Deixe sua mensagem