Em poucas palavras o PIX nada mais é que um novo meio de pagamento que promete muito mais agilidade, segurança e disponibilidade a um baixíssimo custo.
Hoje se você quer fazer uma transferência bancária para uma conta de outro banco, você precisa fazer isso por meio de uma DOC ou de uma TED.
Na DOC (Documento de Ordem de Crédito) o dinheiro cai no próximo dia útil se ela for feita até as 22 horas, se não ele só cairá 2 dias depois. Ela também possui um valor limite máximo para cada transferência de 4.999,99 reais.
Já a TED (Transferência Eletrônica Disponível) o dinheiro cai no mesmo dia se realizada até as 17 horas em dias úteis, ela pode levar até 60 minutos para ser processada e não possui valor máximo (dependendo da instituição financeira).
Com relação a valores, isso depende muito de banco para banco, tem bancos que cobram o mesmo valor tanto para TED quanto para DOC, já outros cobram mais caro pela TED, o valor de uma TED pode chegar a 20,00 reais.
Geralmente aquele pacote de manutenção da sua conta bancária que você paga mensalmente vem com direito a pelo menos uma TED no mês, dependendo do pacote esse número pode ser maior.
Já nos nossos queridos bancos digitais de modo geral as TEDs não possuem custo e nem número máximo de transferências no mês.
Agora com o PIX, tudo isso vai acabar! O PIX vai funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana. O banco central promete que o seu tempo máximo de processamento será de 10 segundos! E o melhor, para usuários pessoa física ele será totalmente gratuito e para as instituições financeiras que oferecem o PIX, o custo será de R$ 0,01 a cada 10 transações.
Imagine a seguinte situação, você pede um café em uma padaria, no final ao invés de pagar usando o cartão de débito ou dinheiro vivo você poderá ler o QR Code que vai estar no caixa!