• (42) 3025-7251
  • contato@erickluiz.com.br

PIX: 23 Principais perguntas e respostas

PIX: 23 Principais perguntas e respostas

O PIX é o novo meio de pagamentos e transferências que foi criado pelo banco central em fevereiro de 2020 ele entrará em funcionamento agora em novembro, mas tanto no meu vídeo que eu explico sobre o seu funcionamento quanto no vídeo que eu explico sobre como evitar possíveis fraudes, surgiram várias dúvidas essas dúvidas e nesse vídeo eu vou responder cada uma delas.

Para começar o que é o PIX?

Basicamente o PIX é um meio de pagamentos e transferências instantâneas que foi criado pelo banco central.

Ele irá funcionar 24 horas por dia, 7 dias na semana e 365 dias no ano. E seu processamento será de no máximo 10 segundos.

Para mais informações sobre o processo de funcionamento prático do PIX, assista ao vídeo abaixo:

Quando o PIX irá começar a funcionar?

O cadastramento da chave de endereçamento começou agora dia 5 de outubro de 2020, até então o que as instituições financeiras estavam fazendo era um pré-cadastro para então em outubro enviar os dados para o banco central e efetiva-los, mas o PIX só começará a funcionar mesmo dia 16 de novembro de 2020.

O que é uma chave de endereçamento?

Para que você possa fazer uma transferência para uma pessoa ou empresa existe a possibilidade da utilização dessas chaves, ao invés de você precisar memorizar número do banco, agência e conta com apenas essa chave é possível localizar a conta da pessoa que você deseja transferir dinheiro, ou seja ela seria uma espécie de apelido.

Essas chaves podem ser o e-mail, CPF/CNPJ, número de telefone ou uma chave aleatória gerada pelo aplicativo da sua instituição financeira ou por você mesmo.

A chave de endereçamento é obrigatória?

Não as chaves não obrigatórias, você pode informar ainda a agência e conta como já era feito no DOC e TED.

Posso usar uma mesma chave em mais de uma conta?

Não a chave é o que identifica a sua conta, uma mesma chave não pode se repetir em mais de uma conta, por exemplo tenho uma conta no banco Itaú e no Banco do Brasil, eu só posso usar o CPF como chave em uma delas, mas nada impede de ter o CPF no Itaú e o número do telefone como chave no Banco do Brasil.

Posso ter mais de uma chave de endereçamento para uma mesma conta?

Pode sim, pessoas físicas podem ter até 5 chaves por conta enquanto pessoas jurídicas podem ter até 20 chaves.

Posso mudar a minha chave de endereçamento do PIX de instituição financeira?

Pode sim, será possível pedir a migração da sua chave entre instituições, por exemplo uso o meu CPF no Banco Inter e quero passar a usar no Nubank, isso é possível.

É possível também fazer a edição da chave ou mesmo o seu cancelamento.

Em quantas instituições financeiras eu posso ter o PIX?

Desde que você não repita as chaves, pode ter em todas. Não existe um limite para instituições financeiras.

O cadastro do PIX é o mesmo para todas as contas?

Não, o cadastro do PIX é por conta, para cada conta bancária que você deseja utiliza-lo será necessário fazer o seu cadastramento.

O PIX é um aplicativo?

Não ele é apenas um meio de pagamento que será integrado aos aplicativos dos bancos, no aplicativo do seu banco quando você abri-lo vai ter lá um novo botão com o nome de PIX.

Quanto custa o PIX?

Para pessoas físicas o PIX será totalmente gratuito, já para pessoas jurídicas a cobrança irá depender de banco para banco, podendo ser cobrado ou não.

Se eu mudar de número de telefone ou e-mail o que acontece com a minha chave do PIX?

Será necessário altera-la para os novos dados através do gerenciador de chaves do seu banco.

E se eu fizer uma transferência pelo PIX para a conta errada?

Após você informar a chave de endereçamento do recebedor, os seus dados apareceram na tela, é preciso conferi-los com atenção antes de confirmar a transferência. Feita a transação não existe mais volta restando tentar pedir a sua devolução com quem recebeu o dinheiro.

É o fim do DOC e TED?

Não exatamente, eles continuaram existindo, mas como o PIX é mais rápido, mais fácil e sem custos, o DOC e TED tendem a cair no desuso.

É o fim dos cartões de débito e crédito?

Não também, referente ao cartão de débito como para o recebedor, no caso a empresa, a taxa do PIX será mais barata que da maquininha e o dinheiro já entrará na hora na sua conta a tendência é que as empresas deixem de oferecer o débito como forma de pagamento.

Já sobre o crédito, ele continuará existindo normalmente.

Existe saque através do PIX?

Em 2021 está previsto a possibilidade de saques em estabelecimentos comerciais através do PIX. O usuário faz o pagamento no caixa e pode retirar o dinheiro.

Posso usar o PIX em conta conjunta?

Somente quem é o titular da conta que pode utiliza-lo, caso o dependente ou o cônjuge queira usar, será preciso abrir outra conta bancária para aí sim poder utilizar o PIX.

O PIX é obrigatório?

Não, o PIX não é obrigatório, ele só é mais um meio de pagamento, caso você se sinta inseguro agora no início ou simplesmente não queria utiliza-lo, tudo bem. Nada vai mudar, você poderá continuar utilizando DOC e TED, caso queria usar ele mais tarde, só realizar o seu cadastramento.

E se roubarem o meu celular?

Assim como já é com DOC e TED, o PIX exigirá senha para a efetivação da transferência.

O PIX é seguro?

Sim totalmente seguro, seus dados são protegidos pelo sigilo bancário, assim como já eram com DOC e TED e eles se beneficiarão também da nova lei de proteção de dados. Lembrando que suas transações são criptografadas.

Posso fazer transferências para o exterior através do PIX?

Não o PIX é um meio de pagamentos que funcionará somente aqui dentro do brasil.

O governo ou a receita irão saber o que eu faço com meu dinheiro?

Olha na verdade os bancos já informam todas as suas movimentações, eu vi muitas teorias da conspiração quanto a isso, mas vou te contar um segredo, isso já acontece. E veja bem, se você não faz nada de errado, não tem porque ter medo com relação a isso.

O governo irá tributar o PIX?

Voltou em debate a nova CPMF que iria tributar principalmente as transações eletrônicas, mas isso é independente do PIX, se um dia ela fosse aprovada afetaria o sistema bancário de qualquer jeito.

Para mais informações sobre o PIX:

Para os cuidados com a criação da chave de endereçamento do PIX:

Caso você queira ver outros posts a respeito do PIX do banco central, confere os links a baixo:

O que é o PIX – Tire todas as suas dúvidas aqui

Golpe do PIX! Descubra como se proteger

Erick Luiz

Deixe sua mensagem