• (42) 3025-7251
  • contato@erickluiz.com.br

Golpe do PIX! Descubra como se proteger

Golpe do PIX! Descubra como se proteger

Você já deve ter visto alguma propaganda de instituição financeira falando sobre o PIX ou do seu pré-cadastro. Agora o PIX nem foi lançado ainda e já tem uma infinidade de golpistas querendo se aproveitar dessa novidade.

Antes de mais nada, o PIX ainda não está funcionando, o início de seu funcionamento está agendado para começo de novembro de 2020. O seu cadastramento terá início agora em outubro, o que as instituições financeiras vem anunciando é um pré-cadastrado, que seria uma espécie de lista de espera para o seu cadastramento efetivo, mas você não precisa se preocupar, você ainda tem tempo para realiza-lo.

Porque as instituições financeiras vem fazendo tanta propaganda e anúncios sobre o tal pré-cadastro?

É simples, elas querem garantir que você continue sendo cliente delas e não acabe trocando de intuição porque ouviu a propaganda de outra sobre o PIX. Assim, quando uma instituição financeira começou a falar sobre o PIX, acabou que todas as outras também passaram falar para fidelizar os seus clientes e quem sabe até acabar tomando o cliente de outra.

Então calma! Na data de lançamento, todas ou pelo menos as instituições com mais de 500 mil clientes, o que engloba todos os bancos grandes e as fintechs serão obrigados a oferecer o PIX, você não precisa sair correndo fazendo o seu pré-cadastro como se fosse perder algo.

Agora sobre o golpe que está acontecendo:

Ele se chama Phishing e não é uma novidade no Brasil. O Brasil por sinal está entre os cinco países com mais vítimas de phising do mundo!

O golpe consiste no criminoso enganar a vítima para conseguir subtrair os seus dados pessoais, como senhas de banco.

Para você ter uma ideia, só de abril a junho desse ano 13% dos usuários de internet no Brasil clicaram em pelo menos um link que redirecionava para um site criminoso.

Só em 2019 foram cerca de 30 milhões de ataques desse tipo! Os criminosos se aproveitam de notícias e temas atuais que chamam a atenção para atingir o maior número de vitimas possíveis.

Esse golpe pode acontecer por meio de e-mail, mensagem SMS, mensagem por redes sociais ou aplicativos de mensagem instantânea.

Nessa mensagem o golpista se passa pela instituição financeira e fala sobre o pré-cadastro do PIX, sobre todos os seus benefícios e para que você possa realiza-lo ou seja, não ficar de fora dessa, deve clicar no link que consta na mensagem. Esse link irá redirecionar você para uma página falsa que muitas vezes é quase idêntica a da sua instituição financeira.

Nesta página, a pessoa de forma ingênua acaba informando os seus dados, como CPF e senhas do banco e é nesse momento que ela cai no golpe e muitas vezes só irá descobrir que se tratava de um golpe vários dias depois.

Para se prevenir, todo cuidado é pouco, tem que ficar muito atendo a toda e qualquer mensagem que você venha a receber sobre o PIX e a minha recomendação é, não clique e nem abra essas mensagens, quer fazer o pré-cadastro do PIX, faça por meio do aplicativo ou site da sua instituição financeira.

Não tem ainda essa opção neles? Calma que em breve vai ter, é a forma mais segura de se proteger nesses casos.

E sempre leia tudo antes de sair clicando, preste atenção ao “cadeadinho” que aparece na barra de endereço do seu navegador, ao endereço do site, ao número do telefone que mandou a mensagem e se te prometerem que o PIX já começou, é mentiraTodo cuidado é pouco.

E se caso você queira saber mais a respeito sobre o PIX do banco central, eu vou deixar os links dos outros posts que eu fiz falando tudo sobre o PIX:

PIX: 23 Principais perguntas e respostas

O que é o PIX – Tire todas as suas dúvidas aqui

Erick Luiz

Deixe sua mensagem