• (42) 3025-7251
  • contato@erickluiz.com.br

IPO DO NUBANK! Vale a pena investir no Nubank? TUDO SOBRE O IPO DO NUBANK

IPO DO NUBANK! Vale a pena investir no Nubank TUDO SOBRE O IPO DO NUBANK

IPO DO NUBANK! Vale a pena investir no Nubank? TUDO SOBRE O IPO DO NUBANK

Você que sempre quis investir no Nubank, mas até então não tinha como, chegou o seu momento.

O Nubank finalmente anunciou o seu IPO na Bolsa de Valores Americana NYSE.

Eu digo finalmente, pois a muito tempo já havia uma grande expectativa do mercado por mais esse passo do Nubank, assim como já aconteceu com outros bancos digitais brasileiros.

Se for bem-sucedido em seu IPO, o Nubank pode ultrapassar o valor de mercado do banco Itaú, tornando-se o banco mais valioso do Brasil.

Mas como irá funcionar e mais importante será que vale a pena entrar no IPO do Nubank?

Antes de mais nada, esse conteúdo não é de forma alguma uma indicação de investimento, ele possui apenas o caráter educacional para que você possa analisar e tomar as suas próprias decisões do que fazer com o seu dinheiro!

A cada nova rodada de investimento que o Nubank realizava, muito se especulava sobre quando seria o IPO do banco digital.

Por fim a última rodada de investimento foi um aporte de ninguém menos do que o megainvestidor Warren Buffett e desde então acreditava-se que agora viria finalmente acontecer o seu IPO.

Inclusive, temos um post sobre aporte de 500 milhões de dólares feito pelo Warren Buffett no Nubank aqui no blog: Warren Buffett investe meio bilhão de dólares no Nubank

O que é IPO?

Mas voltando ao IPO do Nubank, dessa vez, ele realmente vai acontecer! E caso você não saiba o que é um IPO, ele nada mais é que a abertura de capital feita por uma empresa na bolsa de valores.

Através do IPO a empresa capta dinheiro para acelerar o seu crescimento e emite ações possibilitando as pessoas comuns, assim como eu e você passarem a se tornar sócias dela.

Apesar do Nubank ser uma empresa de apenas 8 anos, ele possui clientes no Brasil, México e Colômbia, além de escritórios na Argentina, Estados Unidos e Alemanha. Só no Brasil, já são mais de 40 milhões de clientes.

Ao longo de todo esse tempo o Nubank realizou várias séries de captação de investimento privados e agora chegou o momento de realizar o seu IPO para acelerar ainda mais o crescimento do banco digital.

A bolsa de valores escolhida pelo Nubank foi a bolsa americana NYSE, mais precisamente a bolsa de valores de Nova Iorque. O motivo é claro, a possibilidade de um alcance muito maior, afinal a bolsa de valores de Nova Iorque é considerada a maior do mundo.

nyse

E esse inclusive é um dos grandes motivos de algumas empresas como a Corretora XP, a Stone, o PagSeguro, entre outras, terem aberto o seu capital nos Estados Unidos.

O Banco Inter, um dos concorrentes diretos do Nubank já anunciou que irá sair da bolsa brasileira e migrar para a bolsa americana.

Mas além disso o Nubank fará o que é chamado de dupla listagem, ou seja, ele irá emitir ações na bolsa americana e na bolsa brasileira ao mesmo tempo, para isso ele fará aqui uma emissão de BDRs.

O que são BDRs?

BDR nada mais é que um certificado que representa uma ação emitida em outro país e negociado aqui na bolsa de valores brasileira. Ele não é uma ação propriamente dita, mas um título que a representa essa ação.

A ação que a BDR representa, existe de fato lá fora e fica depositada e bloqueada em uma instituição financeira custodiante.

É através das BDRs que torna-se possível comprar ações americanas na bolsa brasileira sem a necessidade de se abrir uma conta em uma corretora fora do país.

Lógico que é importante lembrar, que as BDRs estão sujeitas também a variação do dólar, o que pode sim ser considerado uma ótima forma de diversificar a sua carteira e protegê-la de problemas e crises que possam acontecer no Brasil.

Nu Holdings

A empresa que irá abrir o capital é a Nu Holdings, ela é a empresa mãe que controla o Nubank, a Nu Invest, que a corretora proveniente da aquisição da Easynvest e outras mais subsidiarias que possam vir a surgir no futuro.

E por falar em Nu Invest, ela será a corretora responsável pela distribuição das ações na bolsa de valores brasileira.

O Nubank pretende oferecer cerca de 289 milhões de ações em uma faixa de preço de entre 10 e 11 dólares. A intenção do banco digital é levantar mais de 3 bilhões de dólares em seu IPO.

O IPO do Nubank deve ser um dos maiores do ano realizado nos Estados Unidos, se bem-sucedido, o Nubank deve ultrapassar o valor de mercado de 38 bilhões de dólares. Ultrapassando assim o banco Itaú para se tornar o banco mais valioso do Brasil.

Para você ter uma ideia, fala-se que o Nubank possa valer mais de 230 bilhões de reais ao final do seu IPO, o banco Itaú hoje possui um valor de mercado de cerca de 212 bilhões de reais.

Analisando os outros bancos brasileiros, o valor de mercado do Bradesco está na casa dos 177 bilhões de reais, o Santander está na casa dos 128 bilhões e o banco do brasil entorno de 84 bilhões.

Já o seu concorrente direto, o banco Inter, está avaliado em cerca de 36 bilhões de reais.

 

nubank e outros bancos

Agora vamos analisar alguns números do Nubank.

O primeiro semestre de 2021 foi a primeira vez na história que o Nubank apresentou lucro, foram cerca de 76 milhões de reais de lucro obtido pelo banco digital.

Inclusive temos post sobre esse resultado do Nubank aqui no blog: Nubank registra lucro pela primeira vez em sua história!

O que diga-se de passagem, foi bem estratégico dar lucro antes do IPO.

Já a sua receita foi de aproximadamente 4 bilhões, o que representa um saldo de 91% em comparação ao mesmo período do ano passado. Isso considerando somente as operações realizadas no Brasil.

Outro resultado importante da fintech brasileira, foram movimentados 92 bilhões de reais em operações com cartões de crédito, representando assim uma expansão de cerca de 105%.

O motivo do Nubank nunca ter dado lucro até então, é o mesmo de outras fintechs ou mesmo startups do gênero, essas empresas utilizam todo dinheiro captado por meio de investimentos e receitas para focar na sua expansão e captação de novos clientes.

E foi assim que o Nubank conseguiu um crescimento da base de clientes tão rápida, em 30 de setembro de 2018 o banco digital possuía cerca de 5,2 milhões de clientes, já em 30 de setembro de 2021 eram mais de 48 milhões.

crescimento dos clientes nubank

Um crescimento de 9 vezes em pouco mais de 3 anos e um crescimento médio anual de 110% (CAGR).

Por falar em clientes, o Nubank distribuirá cerca de 225 milhões de reais em BDRs através do programa NuSócios de forma totalmente gratuita para os seus clientes.

nusocios

De acordo com o banco digital essa é uma forma de reconhecer o valor de seus clientes.

Caso você queira saber se você tem direito e como fazer para receber a sua BDR, temos post sobre isso aqui no blog: GANHE AÇÕES DO NUBANK! NuSócios você sócio do Nubank! Vale a pena? Como funciona?

Com relação ao lucro do banco, apesar dele ter apresentado lucro no primeiro semestre de 2021, até então ele nunca havia tido um resultado positivo, para você ter uma ideia, o prejuízo líquido do Nubank em 2020 foi de 230 milhões de reais.

Mas comparado a 2019, o prejuízo caiu cerca de 26%, em 2019 o Nubank havia apresentado 312 milhões de reais de prejuízo.

Já a receita do banco vem crescendo rapidamente ano após ano, ou seja, todo o dinheiro que entra no Nubank, seja via receita ou via captação de investidores é todo reinvestido na própria empresa.

Isso até acaba deixando as pessoas um pouco confusas, afinal elas estão acostumadas a ver bancos como Itaú, Santander, Bradesco ou mesmo Banco do Brasil que já estão consolidados e não tem essa necessidade de crescimento.

Pode ser que após o seu IPO, o Nubank passe a apresentar lucro para satisfazer os novos investidores, mas não é exatamente uma necessidade, nada impede do banco digital continuar dando prejuízo por mais tempo até que decida reduzir o seu ritmo de expansão.

A forma de se analisar o Nubank é diferente da forma de se analisar um banco tradicional, o corretor é analisa-lo como uma startup financeira, cujo o crescimento é acelerado e lá na frente se projeta uma monetização de toda essa imensa base de clientes.

É bem verdade que a maioria dos clientes do Nubank são jovens e que vieram para o banco digital justamente por ele não ter taxas, mas esses clientes ao longo do tempo passam a ter mais renda e consumir outros produtos do banco digital.

Por falar em produtos do Nubank, a oferta de novos produtos e serviços acontece tão rápida quanto a sua expansão, se o banco digital começou com apenas um simples cartão sem taxas, hoje ele possuí inúmeros produtos como conta digital, seguro de vida, a Nu Invest que é corretora de valores, empréstimos, pagamentos de contas entre outros serviços.

O que o investidor precisa estar ciente se decidir investir no Nubank, é que ele está virando sócio de uma empresa focada em expansão, é completamente diferente de um banco tradicional já estabelecido no mercado.

A mentalidade que o investidor deve ter com relação ao Nubank é que no longo prazo ele deve dar lucro e até lá estará muito maior do que é hoje.

E o que o Nubank vai fazer com o dinheiro arrecadado no IPO?

O Nubank divulgou em seu prospecto a destinação dos recursos captados, sendo a seguinte divisão: 25% para capital de giro, 25% para despesas operacionais, 25% para despesas de capital e 25 para investimentos e aquisições potenciais.

E quais os riscos de se investir no IPO do Nubank?

Referente ao IPO em si, o risco está nele ser superestimado e o valor da ação cair logo em seguida, lógico que você precisa entrar nele pensando no longo prazo, mas o risco de se pagar mais caro por isso existe, assim como todo IPO.

Agora sobre as ações do Nubank, o risco é o mesmo de qualquer ação, mas novamente eu saliento que você deve compara-lo a empresas de grande crescimento e não aos bancos tradicionais.

Os indicadores do banco digital como por exemplo, preço sob o lucro e preço sob valor patrimonial vão estar bem elevados.

Mas por outro lado se o Nubank conseguir manter esse ritmo de crescimento e aumentar o seu lucro, tem tudo para continuar se valorizando.

Os pontos positivos de se investir no IPO do Nubank

O crescimento enorme do banco digital em pouquíssimo tempo e um potencial gigante pela frente;

Os produtos e serviços do Nubank realmente são fáceis de se usar e descomplicam a vida de seus clientes não exigindo a enorme burocracia dos bancos tradicionais, isso inclusive ajuda a segurar esses clientes dentro do banco e faz com que um cliente passe a consumir outros serviços ao longo da vida;

Além disso o banco vem trabalhando sempre em adicionar mais serviços em sua plataforma, isso aumenta as fontes de receitas do Nubank;

E por fim o programa NuSócios que deve trazer para a corretora Nu Invest uma enorme quantidade de clientes tornando a Nu Invest a maior corretora do brasil em número de clientes da noite para o dia.

Já os pontos negativos de se investir no IPO do Nubank

O principal ponto negativo é que o Nubank veio a dar lucro somente antes de seu IPO, é compreensível o fato dele reinvestir toda a receita que entra, mas o investidor quer saber de lucro, então agora o banco precisará passar a dar lucro para que as ações se mantenham valorizando, isso pode ser um problema.

E outro problema é o risco de se investir em IPO, como a empresa da aquela arrumada na casa antes de realizar o seu IPO, pode ser que os próximos balanços após a sua realização não sejam tão bons, esse é o risco inerente de todo IPO.

Mas vale a pena entrar no IPO? Eu vou entrar?

Olha, essa não é uma indicação, mas o que eu posso dizer é que eu pretendo sim entrar.

O Nubank de uma forma ou de outra e quer você goste ou não mudou o mercado, o seu crescimento é extraordinário e no longo prazo isso deve fazer com que suas ações apresentem uma valorização, mas para isso é claro ele precisa dar lucro.

Eu particularmente gosto da empresa e acredito nela e principalmente no seu crescimento e por esse motivo vou estar entrando no seu IPO.

O que eu recomendo é que você estude muito bem sobre o Nubank e se possível leia o prospecto do IPO que eu vou deixar o link na descrição desse vídeo.

Se caso você acreditar no futuro do Nubank e que ele possa a vir a dar lucro e crescer, pode sim ser uma ótima oportunidade, mas lembre-se, é um IPO e por ter mais esse risco se você decidir investir, não comprometa uma grande porcentagem do seu capital.

Erick Luiz

Deixe sua mensagem