• (42) 3025-7251
  • contato@erickluiz.com.br

PIX SAQUE E PIX TROCO: É seguro? Vale a pena? Como funciona? Saque dinheiro com o PIX

PIX SAQUE E PIX TROCO É seguro Vale a pena Como funciona Saque dinheiro com o PIX

PIX SAQUE E PIX TROCO: É seguro? Vale a pena? Como funciona? Saque dinheiro com o PIX

O PIX realmente caiu no gosto do brasileiro, após 1 ano de vida, mais de 60% da população já utiliza o meio de pagamentos e transferências no seu dia a dia.

E agora passam a funcionar mais duas grandes novidades do PIX, o PIX saque e o PIX troco.

Mas como funciona? Quais as suas vantagens e desvantagens e o mais importante é seguro?

O PIX

Está completando um ano de funcionamento e nesse tempo pode-se dizer que ele foi um verdadeiro sucesso, caindo no gosto do brasileiro.

Atualmente mais de 60% da população adulta já utiliza o PIX, sendo realizadas até então, mais de 7 bilhões de transações, que juntas somam mais de 4 trilhões de reais.

O PIX já supera a TED, a DOC e a emissão de boletos.

E agora mais 2 novas novidades do PIX entram em funcionamento.

Vamos começar pelo PIX Saque

Ele nada mais é do que a possibilidade de se realizar saques em dinheiro utilizando o PIX em qualquer estabelecimento comercial que esteja conveniado.

O PIX Saque irá transforma os estabelecimentos comerciais em caixas eletrônicos, onde você pode realizar saques em dinheiro evitando ter que procurar por um caixa eletrônico de uma agencia bancária ou mesmo um caixa 24 horas.

É engraçado que a 1 ano atrás eu falava em um aqui no blog sobre todas as possibilidades que o PIX iria oferecer e dentre elas estava exatamente essa possibilidade da realização de saques em estabelecimentos comerciais.

O que é o PIX – Tire todas as suas dúvidas aqui

 

Mas voltando ao PIX Saque, ele te dará a possibilidade fazer saques em qualquer estabelecimento comercial, seja ele, uma padaria, uma farmácia, um mercado e assim por diante, bastando que o estabelecimento esteja conveniado ao sistema do PIX.

E além disso os próprios caixas eletrônicos terão a opção do PIX Saque, mesmo que você não seja cliente daquela instituição financeira.

Na prática, basta que você entre em um estabelecimento comercial e faça um pagamento via PIX para aquele estabelecimento e em troca o estabelecimento irá te dar o mesmo valor em dinheiro. Simples assim!

No caso do caixa eletrônico

O formato é semelhante, você irá fazer um pagamento para o QrCode gerado na tela do caixa eletrônico e irá sacar o dinheiro, isso independente de qual banco você tenha conta.

E o PIX Troco, como irá funcionar?

O funcionamento do PIX Troco é semelhante ao PIX Saque, a diferença é que ao invés de você simplesmente fazer o PIX e sacar o dinheiro, no PIX troco você estará comprando um produto do estabelecimento e pagando um valor a mais que será entregue para você em dinheiro. Por isso o nome de PIX Troco.

Na prática, imagine que você foi até uma padaria e pegou uma garrafa d’agua, o valor dessa garrada é 5 reais, mas você gostaria de sacar mais 10 reais em dinheiro para levar com você.

Ao chegar no caixa para pagar, você solicita a atendente que gostaria de fazer um PIX Troco de 10 reais.

Sendo assim você irá fazer um pagamento via PIX de 15 reais, saíra com a garrafa d’agua e mais 10 reais em dinheiro.

E quanto custa realizar um PIX Saque ou PIX Troco?

Cada cliente poderá realizar até 8 saques por mês de forma totalmente gratuita, a partir do nono saque naquele mês, poderá haver cobrança, mas se irá haver ou não e qual o valor do nono saque em diante dependerá de cada instituição financeira.

Nada impede do serviço continuar sendo gratuito, muito provavelmente algumas instituições utilizem isso como um diferencial.

Encerrado o mês a contagem reinicia.

E qual a vantagem para os estabelecimentos que aderirem ao PIX Saque e PIX Troco?

Para os estabelecimentos existe uma série de vantagens.

A empresa conveniada ao PIX saque receberá uma tarifa que irá variar de 25 centavos a 95 centavos por transação.

O fluxo de pessoas nos estabelecimentos deve aumentar e por consequência parte dessas pessoas podem acabar adquirindo um produto ou um serviço da empresa.

E além disso, com o dinheiro sendo retirado fisicamente do estabelecimento a chance de assalto ou mesmo o prejuízo gerado por um, deve ser reduzido.

Já para as pessoas que aderirem ao PIX Saque e PIX Troco as vantagens são.

A possibilidade de sacar dinheiro em praticamente qualquer estabelecimento comercial, a qualquer hora do dia e sem a necessidade de estar com o cartão em mãos.

Além disso se você é cliente de um banco digital que não possui agencias, geralmente nessas instituições os saques são realizados em caixa 24 horas, o problema é que eles possuem custos, no caso do PIX Saque o custo seria somente a partir do nono saque no mês e podendo ainda ser gratuito dependendo da instituição financeira.

Isso sem citar que no brasil em muitas localidades simplesmente não existe agências bancárias de determinados banco e muito menos caixas 24 horas, com o PIX Saque esse problema deixa de existir.

E qual o valor limite para o PIX Saques?

Os limites são de 500 reais para o período diurno que vai das 6 da manhã as 20 horas e 100 reais para o período noturno que vai das 20 horas as 6 da manhã.

Mas cada estabelecimento comercial que aderir ao PIX Saque e PIX Troco, poderá estabelecer limites menores que esses se ele achar mais conveniente e seguro para ele.

Mas e os bancos não ganham nada com isso?

Os bancos também acabam sendo beneficiados, afinal com um menor fluxo de pessoas indo até as agencias, os bancos poderão reduzir o número de agências e terminais de caixa eletrônico, reduzindo assim o seu custo.

Com mais essas 2 novidades, o número de transações realizadas pelo PIX deve se multiplicar e muito, tanto o PIX Saque, quanto o PIX Troco irão facilitar a vida dos consumidores e entregar benefícios para os estabelecimentos conveniados.

Ainda são previstas mais novidades para o PIX, como por exemplo o PIX Internacional, mas isso é assunto para outro post.

E por falar em post, temos também outro post sobre pix aqui no blog: PIX: 23 Principais perguntas e respostas

Erick Luiz

Deixe sua mensagem