• (42) 3025-7251
  • contato@erickluiz.com.br

ALTA DA TAXA SELIC: TAXA SELIC SOBE PARA 3,5% E AGORA COMO FICAM OS INVESTIMENTOS?

ALTA DA TAXA SELIC TAXA SELIC SOBE PARA 3,5% E AGORA COMO FICAM OS INVESTIMENTOS

ALTA DA TAXA SELIC: TAXA SELIC SOBE PARA 3,5% E AGORA COMO FICAM OS INVESTIMENTOS?

O Copom, que é o Comitê de Política Monetária, manteve a promessa da sua reunião anterior e subiu a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75%.

Como a expectativa do mercado era exatamente essa, para a bolsa de valores ou mesmo para os fundos imobiliários não deve ter nenhum efeito essa alta de hoje.

Em seu comunicado o Copom salienta a sua preocupação com a inflação, sobre tudo com atenção as commodities que devem continuar com seus preços em elevação, impactando assim os preços dos alimentos e bens industriais.

O comitê salienta ainda que esse choque de preços deve ser temporário, mas que está atento a sua evolução.

Ao meu ver o Copom fez o que deveria ser feito e o que o mercado esperava dele, a inflação tem acelerado, afetando principalmente o setor de alimentos o que tem impacto direto sob a renda das pessoas com menor poder aquisitivo e reduzindo assim o seu poder de consumo.

Mais uma alta da taxa básica de juros pode frear uma recuperação pós pandemia, mas por outro lado, manter a inflação nos níveis atuais pode ser perigoso.

O comitê encerra seu comunicado dizendo que antevê para a próxima reunião mais uma alta de mesma magnitude, ou seja, no mínimo mais uma alta de 0,75%.

Agora é aguardar e ver se surtirá algum efeito sob a inflação ou não essa alta da Selic.

Erick Luiz

Deixe sua mensagem