• (42) 3025-7251
  • contato@erickluiz.com.br

BITCOIN DISPARA E ATINGE NOVO RECORD! Agora é hora de comprar Bitcoin?

BITCOIN DISPARA E ATINGE NOVO RECORD! Agora é hora de comprar Bitcoin

BITCOIN DISPARA E ATINGE NOVO RECORD! Agora é hora de comprar Bitcoin?

O bitcoin foi destaque no mercado novamente, seu valor atingiu a marca histórica de 45 mil dólares ou quase 250 mil reais.

E um dos responsáveis por essa última guinada da criptomoeda foi ninguém menos que o CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk.

O que está por traz de toda essa alta e será que agora é hora de comprar bitcoin?

Nos últimos dias o bitcoin voltou a virar noticia, quando ultrapassou a sua máxima histórica chegando a valer mais de 45 mil dólares ou quase 250 mil reais.

noticia bitcoin

É engraçado notar, como toda vez que seu valor está nas alturas ele virá noticia, onde é considerado o ativo do futuro, a bola da vez e por outro lado quando ele está em queda, muitos dizem que o bitcoin morreu, que era apenas uma bolha gerada por especulação do mercado.

Inclusive existe um site que monitora todas as vezes que o bitcoin foi dado como morto. A criptomoeda já foi considerada morta 397 vezes até agora e imagino que ainda teremos muitas outras vezes pela frente.

Outro ponto relevante de se falar é como a busca pela palavra bitcoin no google é cíclica, subindo de tempos em tempos quase coincidindo com suas fortes altas.

google trends bitcoin

Mas onde entra Elon Musk nessa história?

elon musk

Elon Musk já havia dito em janeiro desse ano que achava que o bitcoin estava à beira de ser amplamente aceito. Só esse anuncio fez com que o bitcoin subisse cerca de 15% em um dia.

 

Elon Musk Bitcoin

Alguns dias após o anuncio, foi a vez de sua empresa de carros elétricos, a Tesla, anunciar um aporte de 1,5 bilhões de dólares, o que corresponde a cerca de 34.500 bitcoins, para você ter uma ideia isso corresponde a 0,2% de todo o bitcoin em circulação no mundo.

Somente com essa notícia, o bitcoin se valorizou mais 13,6% e pouco tempo depois atingiu o seu topo histórico.

É a primeira vez que uma empresa com porte da Tesla adere a criptomoeda, o que ajuda a reforçar a credibilidade do bitcoin.

A Tesla realizou essa movimentação com justificativa de diversificar o seu caixa, ter maior liquidez e inclusive num futuro próximo aceitar o bitcoin como meio de pagamento. O que seria ótimo para difundir esse tipo de transação com a criptomoeda, lógico que já existem alguns lugares que aceitam bitcoin como forma de pagamento, mas ainda é muito insignificante.

E isso ajudaria o bitcoin a deixar de ser tratado só como um ativo financeiro ou mesmo de especulação para ser utilizado no mundo real na aquisição de bens e mercadorias.

Você deve estar se perguntando: mas por que toda essa euforia agora?

Veja para conter a crise gerada pela pandemia, governos do mundo todo passaram a emitir dividida ou mesmo imprimir dinheiro, para então injetar bilhões ou mesmo trilhões em suas economias, essa enxurrada de capital já apresenta sinais de inflação por todo mundo e o bitcoin passou a ser visto como um ativo de proteção tanto monetário quanto político.

Com essa movimentação da Tesla, ela possivelmente deve estar esperando que o dólar se desvalorize nos próximos meses ou anos e recorreu ao bitcoin como forma de proteção da inflação e reserva de valor.

Mas então vale a pena comprar bitcoin agora?

Eu vejo que existe um medo que afeta a grande maioria dos investidores, principalmente os iniciantes, de “ficar de fora da festa”. Até existe um termo famoso para isso, o FOMO, que significa Fear off missing Out, traduzindo, medo de ficar de fora.

Ou seja, muitas vezes o investidor vê um ativo batendo em suas máximas e aí sim ele acredita que é o momento certo de investir nesse ativo, afinal ele continuará subindo para sempre.

Eis que então o ativo cai, como já aconteceu com o próprio bitcoin várias vezes, o arrependimento bate e o investidor resolve vender e assumir o prejuízo, saindo traumatizado do mercado e muitas vezes para não mais voltar.

Sim existem pessoas que perdem as economias da vida toda motivadas por sentimentos como ganancia e medo.

Se você parar para pensar, a lógica é muito simples e é só fazer o inverso, comprando na baixa e vendendo na alta. Na teoria parece simples mesmo, mas o ser humano não é simples, ele geralmente é movido pela euforia do mercado quase como um comportamento de manada.

Existe uma frase famosa atribuída a Warren Buffet, mas que acredito seja de um financista londrino chamado Nathan Rothschild que diz “compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos”, já Warren buffet fala o seguinte “Não importa se estamos falando de meias ou ações, gosto de comprar boas mercadorias quando estão em liquidação”.

O que podemos tirar disso, quando todos estão falando que um determinado ativo é a bola da vez, o investimento que irá subir como nunca, nesse momento você deve ficar apreensivo e muitas vezes aguardar. E quando todos estão falando que é crise, que determinado ativo morreu, essa pode ser sim a hora de se investir.

Afinal o mercado é cíclico, se você não conseguiu entrar no bitcoin enquanto ele estava barato, ou mesmo você não achava que ele valia a pena quando 1 bitcoin era cerca de 5000 dólares, por que você quer entrar agora que ele custa 45000?

Por outro lado, se esse movimento realizado pela Tesla for feito por outras empresas, o bitcoin continuará subindo sim e muito.

Sabendo dos riscos, se mesmo assim você quer investir nele agora, o que eu faria se fosse você. Se você tem digamos 10 mil reais para investir em bitcoin, dívida esse valor por 5, ou 4 e compre um pouco a cada mês.

Mas lembre-se, só invista em qualquer ativo após ter a sua reserva de emergência formada, lembre-se também de diversificar sempre.

E como o bitcoin tem alta volatilidade, eu recomendo que você tenha um percentual bem baixo de sua carteira nele, algo em torno de 1% inicialmente, ou até menos e aos poucos se você se sentir confortável com isso pode sim aumentar gradualmente a sua posição.

O bitcoin continuará subindo? Será realmente a moeda do futuro? Ou era apenas uma bolha e ela irá explodir? Isso só saberemos no futuro e por ser um ativo ainda muito polêmico, muito volátil e com muitas dúvidas a respeito ainda, recomendo que você vá com calma.

Se você quiser saber mais sobre Elon Musk, segue um post que eu fiz falando sobre como ele se tornou a pessoa mais rica do mundo: ELON MUSK É O HOMEM MAIS RICO DO MUNDO – MAIS DE 1 TRILHÃO DE REAIS

Erick Luiz

Deixe sua mensagem