• (42) 3025-7251
  • contato@erickluiz.com.br

Desdobramento Magazine Luiza (MGLU3). Vale a pena? CUIDADO!

Desdobramento Magazine Luiza (MGLU3). Vale a pena? CUIDADO!

O Magazine Luiza aprovou o desdobramento de suas ações em uma proporção de uma ação para quatro.

Será que agora ficou barato comprar as ações do Magazine Luiza? E isso fará com que suas ações decolem?

Para você entender de vez o que é Split ou desdobramento de ações, imagine que você tenha 100 reais e foi até o banco e trocou por 10 notas de 10 reais.

O que vale mais, 1 nota de 100 ou 10 notas de 10?

Exatamente você continua tendo o mesmo valor!

Mas por que uma empresa faz o desdobramento?

Realizando o desdobramento a empresa consegue tornar suas ações mais acessíveis, é mais fácil para o investidor que está começando, comprar uma ação a 20 reais do que uma ação a 100 reais.

Outro benefício do desdobramento é o aumento da liquidez dessa ação. Com mais ações no mercado, mais pessoas passam a negocia-las e num maior volume.

Um bom exemplo seria dizer que a empresa é como se fosse um bolo, esse bolo que estava cortado em 4 fatias, passa a estar cortado em 8 fatias, o bolo em si é o mesmo, ele continua com as suas mesmas características e valor.

No caso da empresa é a mesma situação, o desdobramento não muda em nada os seus fundamentos, tudo continua igual, inclusive o seu patrimônio e valor de mercado.

Financeiramente falando a empresa não ganha nada.

Para quem já é investidor em termos financeiros nada vai mudar também, a diferença é que se o investidor tinha por exemplo, 100 ações a 80 reais cada e a empresa fez um desdobramento de 1 para 4. Ele agora terá 400 ações a 20 reais cada. A soma dessas ações dará o mesmo valor de 8.000 reais.

Mas por que muitas vezes as ações sobem durante o seu desdobramento?

Porque de certa forma o desdobramento indica que a empresa está crescendo, isso acaba atraindo investidores que esperam que ela continue com esse crescimento, mas lembrando que crescimento passado não é garantia de crescimento futuro.

Outro ponto que faz as ações subirem, é que muitos investidores passam achar barato o valor dessa ação e isso gera um aumento das compras, elevando assim o preço.

Vale ressaltar que se a empresa paga dividendos e antes ela pagava 2 reais por ação, após o desdobramento ela passará a pagar 0,50 centavos por ação. Então se você comprou 1 ação após o desdobramento, para você receber o mesmo dividendo de antes, será preciso comprar na verdade 4 ações ao invés de uma.

Mas por que uma empresa faz o desdobramento se existe o mercado fracionário?

Antes de mais nada explicando o que é o mercado fracionário.

No mercado de lotes padrão, as ações são negociadas em lotes de 100 unidades, já no mercado fracionário, existe a possibilidade do investidor negociar apenas uma única ação.

Para ele acessar esse mercado basta ele acrescentar no ticker, que é o nome da ação na bolsa de valores, a letra F. Pegando de exemplo a ação do Magazine Luiza no mercado padrão é MGLU3 e no fracionário é MGLU3F.

O problema é que no mercado fracionário existe uma liquidez infinitamente menor que o mercado de lote padrão, significa que as vezes o investidor pode por uma ordem de compra ou de venda e ter que ficar esperando muito até que ela seja executada, ou ainda ter que pagar um prêmio por isso.

E por isso, de modo geral, de tempos em tempos as empresas preferem fazer o desdobramento de suas ações.

Então resumindo, o desdobramento não muda em nada no valor da empresa ou mesmo para quem já é investidor dela, você não ganha mais dinheiro ou perde com isso.

O desdobramento é uma consequência da evolução do valor da ação e não o fator que ele evoluir.

Historicamente existe uma tendência, que ação acabe se valorizando com o desdobramento pela maior liquidez ou mesmo pelo efeito psicológico que gera nas pessoas o que faz elas acharem que agora está barato.

Existem até estudos que analisam esse movimento, mas isso não é nenhuma garantia que ela vá realmente se valorizar, nada impede da ação permanecer muito tempo nesse valor ou até mesmo cair.

Inclusive a OGX antes de quebrar, havia feito um desdobramento na época, isso prova que não existem garantias que o desdobramento traga mais segurança ou garantia de ganhos.

O que importa no fim das contas não é o valor da ação e sim os fundamentos da empresa.

Agora falando sobre o desdobramento do Magazine Luiza em si.

Essa não é a primeira vez que a empresa faz o desdobramento de suas ações. Dessa vez o desdobramento aprovado será de uma ação para quatro.

Hoje as ações estão a um valor de 104,00 reais e após o desdobramento passarão para 26 reais.

O desdobramento acontecerá dia 14 de outubro de 2020 e as ações resultantes disso serão acrescentadas para os investidores dia 16 outubro de 2020.

A Magazine Luiza é a varejista queridinha do mercado, só nos últimos 5 anos o papel se valorizou cerva de 54.636%. Mas lembrando a valorização passada não significa valorização futura.

Magazine Luiza MGLU3

A Magazine Luiza dificilmente repetirá esse crescimento do passado, que foi em partes beneficiado por 2 fatores, o aumento das suas vendas pelo e-commerce e a implantação do seu sistema de market place.

Principalmente agora com a entrada da Amazon no Brasil, o que gerará um aumento da concorrência nesse setor, acarretando em menores margens de lucro para a empresa.

O Magazine Luiza é uma boa empresa? É sim, mas você não deve usar como fator de escolha de adquirir as suas ações ou não o fato da empresa estar fazendo o desdobramento. É necessário sempre olhar os fundamentos da empresa.

Caso você queira saber mais sobre o que é a bolsa de valores e como ela funciona, confira o post que eu fiz falando tudo sobre bolsa de valores:

Bolsa de valores: O que é e como funciona

Erick Luiz

Deixe sua mensagem