• (42) 3025-7251
  • contato@erickluiz.com.br

Invista pelo NUBANK com apenas 1 real! Conheça os novos fundos de investimento do NUBANK!

Invista pelo NUBANK com apenas 1 real! Conheça os novos fundos de investimento do NUBANK.

Invista pelo NUBANK com apenas 1 real! Conheça os novos fundos de investimento do NUBANK!

O NuBank acaba de lançar 3 novos fundos de investimentos, onde será possível investir através do aplicativo e com apenas 1 real.

Dando mais um passo para se tornar também uma plataforma de investimentos, o NuBank acaba de lançar 3 novos fundos de investimentos. Quando eu digo mais um passo, é porque em 2020 o NuBank comprou a corretora de valores Easynvest.

Inclusive temos um post aqui no blog falando sobre isso: Nubank compra Easynvest! E agora?

A nova opção de investimentos ainda está em fase de testes e está sendo liberada pouco a pouco para os clientes do banco digital, então se ainda não foi liberada para você, calma que logo logo vai ser!

Nesse primeiro momento serão 3 fundos de investimentos, todos da categoria multimercado que serão compostos de renda fixa, ações brasileiras e americanas, ouro e dólar.

O que muda de um fundo para outro é a proporção desses ativos dentro deles.

E caso você não saiba o que é um fundo de investimento, temos um post sobre isso aqui no blog também: FUNDOS DE INVESTIMENTOS – Tudo o que você precisa saber.

Para explicar melhor, vamos aos fundos:

Nu Seleção Cautela:

Um fundo voltado para investidores iniciantes ou que possuem um perfil mais conservador. No caso desse fundo de investimento a maior parte do dinheiro investido estará voltada para aplicações de renda fixa e uma pequena porcentagem em ações, dólar e ouro.

Assim o fundo pretende entregar maiores retornos do que a renda fixa, mas com um baixo risco e baixa volatilidade.

Nu Seleção Potencial:

Esse fundo é o oposto do fundo Nu Seleção Cautela, sendo indicado para investidores que aceitam maiores riscos em troca de maiores ganhos, que possuem já alguma experiência com investimentos e tem um perfil moderado ou agressivo.

Nesse fundo de investimento a maior parte do dinheiro investido fica alocado em ações visando aumentar os ganhos, mas por outro lado as chances de prejuízo aumentam. Por isso ele é indicado para quem já está habituado com o mercado e aceita correr esses riscos.

Nu Seleção Equilíbrio:

Já o fundo Equilíbrio seria um meio termo entre os 2 extremos unindo maior segurança, mas buscando entregar maiores rentabilidades do que o fundo Cautela.

Esse fundo de investimento é indicado para quem já tem um leve conhecimento do mercado e busca ganhos maiores do que os da renda fixa.

 

Para você saber em qual fundo investir o primeiro passo é descobrir qual o seu perfil de investidor, para isso o próprio NuBank vai te ajudar através de um questionário que você deverá preencher dentro do seu aplicativo.

Se você já abriu conta em alguma corretora, o questionário é semelhante ao que você preencheu nela.

E se você não abriu ainda, serão perguntas como:

A quanto tempo você investe?

Quanto de dinheiro você tem investido?

Quais os produtos financeiros você já conhece?

Com base nessas informações o próprio NuBank indicará qual o seu perfil de investidor e indicará qual o melhor fundo para você.

Taxa de administração e performance

Referente as taxas de administração, o NuBank separa quanto é cobrado por ele e quanto vai para os terceiros, no caso esses terceiros seriam por exemplo fundos de investimento que o fundo do NuBank investe.

O fundo Nu Seleção Cautela a taxa total é de 0,47%

O fundo Equilíbrio a taxa total é de 0,64%

E o fundo Potencial a taxa total é de 0,78%

E diferente do que é comum no mercado, nenhum dos fundos do NuBank terá cobrança de taxa de performance.

Geralmente se o fundo de investimento entrega retornos maiores do que o prometido de acordo com o seu indicador, ele possui uma taxa adicional por ter realizado esse feito, no caso dos fundos do NuBank, isso não existe.

Por serem fundos da categoria multimercado, os 3 fundos terão incidência de imposto de renda na forma de come cotas, a cada 6 meses.

Quais são as vantagens?

Como o NuBank já fez com o seu seguro de vida, o NuBank Vida, caso você não conheça, temos post sobre ele também: NuBank lança seguro de vida a partir de 9 reais! NuBank Vida vale a pena?

O banco digital vem se propondo a simplificar e democratizar o acesso de seus clientes a esses produtos financeiros. No caso dos investimentos a ideia é a mesma. Então podemos citar como primeira vantagem a simplicidade.

Mesmo alguém que jamais investiu, vai ter acesso a fundos bem diversificados de forma simples e rápida pelo aplicativo que já está habituado a utilizar.

O NuBank traduz o “ecônomes “de forma simples e de fácil entendimento tornando mais fácil para os seus clientes saberem onde estão colocando o seu dinheiro, quais os riscos e possíveis retornos.

Acessibilidade:

Geralmente bons fundos de investimento possuem um valor mínimo inicial que pode começar em cem reais e ir até 50 mil ou mais. Aqui que vem a grande revolução ao meu ver, para você investir em um fundo do NuBank, você pode começar com apenas 1 real.

Isso tornará acessível para quem só poderia antes contar com o rendimento da própria carteira do NuBank.

Transparência:

O NuBank deixa todas as suas taxas, inclusive a para terceiros muito bem claras para você entender exatamente quais os custos da aplicação.

Facilidade:

Todo o investimento pode ser feito de forma simples no próprio aplicativo do banco.

Sem taxa de performance:

A taxa de performance comumente usada no mercado é de 20% sobre o que exceder o indicador do fundo, os 3 fundos do NuBank não possuem nenhuma taxa de performance, aumentando assim os ganhos do investidor.

Quais são as desvantagens?

Se você é um investidor já experiente ou com conta em alguma corretora, talvez investir pelo NuBank não seja para você, afinal inicialmente temos apenas 3 fundos, enquanto em uma corretora temos uma infinidade de opções.

O NuBank deixa bem claro que o seu público alvo é para quem está começando a investir ou possui pouco capital.

Outra desvantagem que eu posso citar, como os 3 fundos ainda são recentes, não temos um histórico para avaliar o desempenho deles e se realmente valem a pena comparado a outros fundos de investimento.

Eu particularmente gosto de investir em fundos com mais de 1 ano de existência, assim você consegue avaliar qual o comportamento do fundo em diferentes cenários e compara-lo com outros fundos de mesma proposta.

Isso não quer dizer que os fundos sejam ruins, só não temos ainda como avalia-los.

Para quem eles são indicados?

Como eu já disse anteriormente o NuBank pretende tornar acessível o mercado financeiro para todas as pessoas e aqui o grande foco é ser simples e fácil. Tendo isso em vista os 3 fundos de investimento seriam indicados para pessoas com baixa ou nenhuma experiência em investimentos ou que ainda não possuem um grande capital para investimentos mais complexos.

Dentro da própria estrutura de fundos é possível que o investidor iniciante vá migrando com o passar do tempo de um fundo para o outro, por exemplo o investidor pode começar com o Nu Seleção Cautela e após entender como ele funciona e passar a investir no Nu Seleção Equilíbrio.

Conclusão:

Então resumindo, mais uma vez o NuBank da um passo em direção a se tornar uma plataforma financeira, com produtos que vão desde o seu cartão de crédito, passando por seguro de vida e agora entrando de vez na área dos investimentos.

Com sua proposta de simplificar e desburocratizar o mercado tonando acessível a todas as pessoas. Eu não tenho dúvidas que ele está contribuindo para a entrada de mais pessoas no mundo dos investimentos, ainda mais com a possibilidade de começar com apenas 1 real.

Em breve esses novos fundos devem estar disponíveis para todos os clientes do banco digital e quem sabe a próxima novidade não seja um IPO do NuBank? Será? Bom vamos ter que aguardar.

Erick Luiz

Deixe sua mensagem