• (42) 3025-7251
  • contato@erickluiz.com.br

O que são Fundos Imobiliários e como ganhar dinheiro

O que são Fundos Imobiliários e como ganhar dinheiro

Você já pensou em ser dono de um shopping ou de um galpão logístico ou ainda de um edifício corporativo? E se eu te contar que a partir de um investimento de 10 reais você pode! 

Afinal o que são fundos imobiliários?

Um Fundo Imobiliário nada mais é do que um grupo de investidores que se juntam para comprar um imóvel ou vários, tornando assim mais acessível a sua aquisição. Esse fundo imobiliário é gerido por um gestor que de modo geral é altamente qualificado no mercado de imóveis.

Cada investidor passa a ter cotas do fundo, essas cotas são proporcionais ao dinheiro investido e dão ao cotista o direito a receber alugueis, no caso do fundo imobiliário esses alugueis são chamados de rendimentos, proventos ou dividendos.

Então quais as vantagens de um fundo imobiliário comparado a um imóvel?

1 – Maior acessibilidade

A partir de 10 reais você consegue adquirir uma cota de um fundo imobiliário, logico que o retorno será proporcional ao número de cotas que o investidor possui, mas você consegue comprar um pedacinho de uma casa? Com um fundo imobiliário isso é possível e o melhor, se o cotista reinvestir os alugueis todos os meses adquirindo novas cotas ele irá multiplicar os seus ganhos ao longo do tempo.

2 – Maior rentabilidade

Como em fundos imobiliários geralmente são imóveis enormes e em áreas nobres ou ainda locados para empresas de grande valor, de modo geral o investidor irá receber alugueis muito maiores que a media que ele teria com um imóvel convencional.

Além desses alugueis a cota do fundo imobiliário se valoriza ao longo do tempo, sendo assim o cotista ganha tanto com os alugueis quanto na valorização de suas cotas

3 – Maior liquidez

Fundos imobiliários tem maior liquidez, ou seja, se o investidor precisar ou desejar ele pode vender em instantes as suas cotas e melhor, ele pode vender parte delas caso deseje. Você não pode vender só um pedaço da cozinha de uma casa.

4 – Não paga imposto de renda

Ao contrario de um imóvel, os alugueis de fundos imobiliários são isentos de imposto de renda. O investidor de um fundo imobiliário só irá pagar imposto de renda se no momento da venda de suas cotas ele teve algum lucro. Aí o imposto de renda irá incidir sobre este lucro.

5 – Experiência com bolsa de valores

Outro fator que aumenta a facilidade de aquisição de um fundo imobiliário é que os fundos imobiliários são negociados em bolsa de valores, ou seja com apenas um click você pode adquirir cotas de um fundo. Em um imóvel convencional você precisa achar o imóvel, pagar as taxas de aquisição e muitas vezes fazer alguma manutenção além do tempo de espera até alugar.

O fundo imobiliário pode ser uma porta de entrada para o investidor iniciante conhecer a bolsa de valores e assim adquirir experiência com o seu funcionamento.

6 – Menor volatilidade do que ações

Fundos imobiliários apesar de serem negociados em bolsa, tem uma menor volatilidade do que ações. Para o investidor iniciante o sobe e desce do valor de uma ação pode assustar, com fundos imobiliários esse movimento é muito mais suave.

7 – Retorno maior que a renda fixa

Atualmente a taxa de juros do brasil encontra-se a 2% ao ano, é possível encontrar fundos com pagando até 9 – 10% o que corresponderia a 5 anos de renda fixa sem contar a valorização da cota, lógico que o risco da renda fixa é menor e outro ponto importante a ressaltar é que o investidor não deve deixar a sua reserva de emergência em fundos imobiliários.

Ok, mas quais os riscos de um fundo imobiliário?

O maior risco que o cotista pode ter, seria o imóvel ficar vago, essa vacância pode ser mitigada investindo em fundos imobiliários com múltiplos imóveis e múltiplos inquilinos.

O investidor também deve diversificar a sua carteira de fundos imobiliários. Ele pode e deve adquirir fundos de vários setores, como por exemplo, shoppings, logístico, escritórios e assim por diante.

Então resumindo, o brasileiro de modo geral adora investir em imóveis, quem nunca ouviu de um parente que deveria comprar uma casa, imóveis representam segurança e com fundos imobiliários o investidor pode se expor ao mercado imobiliário de forma fácil ágil e tendo uma maior rentabilidade.

E caso você queira saber mais a respeito de bolsa de valores e como ela funciona, confere o post que eu fiz:

Bolsa de valores: O que é e como funciona

Erick Luiz

Deixe sua mensagem