• (42) 3025-7251
  • contato@erickluiz.com.br

TOP 5 AÇÕES QUE MAIS SE VALORIZARAM EM 2020! (Alta de mais de 200%?)

TOP 5 AÇÕES QUE MAIS SE VALORIZARAM EM 2020! (Alta de mais de 200%?)

Finalmente 2020 está acabando e que ano tivemos não é mesmo?

Certamente esse ano ficará para história e em matéria de mercado financeiro não será diferente.

Para finalizar o ano eu preparei uma sequência de postagens, onde eu vou te mostrar um ranking das ações que mais se valorizaram, as ações que mais se desvalorizaram e as ações maiores pagadoras de dividendos.

Preparei também o mesmo ranking para fundos imobiliários, onde eu vou te mostrar os fundos imobiliários que mais se valorizaram, os fundos imobiliários que mais se desvalorizaram e os fundos imobiliários que mais pagaram proventos.

Para a bolsa de valores é até pouco falar que 2020 foi uma verdadeira montanha russa, a bolsa chegou a se desvalorizar mais de 50% com vários circuit breakers, inclusive com mais de um no mesmo dia.

E agora fechamos o ano no mesmo patamar em que começamos, loucura né!

Ao mesmo tempo a Selic a 2% fez com que muitos investidores viessem para a bolsa de valores em busca de maiores rentabilidades.

Se 2019 fechou com cerca de 1.6 milhões de investidores, 2020 caminha para fechar o ano com mais de 3.2 milhões.

Apesar de toda a turbulência desse ano, algumas empresas se destacaram apresentando valorizações bem expressivas.

Então sem mais delongas, vamos a 5ª empresa que mais se valorizou:

5º Lugar - MGLU3: Magazine Luiza

Uma das empresas mais queridinhas no mercado e que ano após ano vem se valorizando em um ritmo frenético.

Para você ter uma ideia, nos últimos 5 anos ela se valorizou cerca de 61.425%.

Sim é isso mesmo que você leu 61.425% em 5 anos! Se você tivesse investido a 5 anos atrás, hoje você teria cerca de 6.142.500 reais.

Lógico que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Mas falando de 2020, esse ano a Magazine Luiza se valorizou cerca 106,75%.

Mesmo com várias lojas físicas fechadas durante boa parte do ano, a Magazine Luiza se beneficiou do forte crescimento do comércio eletrônico durante a pandemia.

Os investidores, por sua vez, apostaram forte nesse setor, fazendo tanto a Magazine Luiza quanto os seus concorrentes se valorizarem no decorrer do ano.

Inclusive eu fiz um post aqui no blog falando tudo sobre o desdobramento do Magazine Luiza: Desdobramento Magazine Luiza (MGLU3). Vale a pena? CUIDADO!

4º Lugar - WEGE3: WEG

Outra queridinha do mercado, com um portfólio de produtos imenso e sede em diversos países. A WEG apresentou uma valorização de 111,39%.

Além do forte crescimento que a empresa vem apresentando a WEG acaba se beneficiando da alta do dólar e esse ano ele subiu como nunca.

3º Lugar - TASA4: Tauros

A fabricante de armas de fogo apresentou uma valorização de 164,27%.

Apesar da Tauros não ser uma empresa exatamente lucrativa, os investidores vêm apostando nela em decorrência da política do atual presidente Jair Bolsonaro.

2º Lugar - OIBR3: Oi

Hummm… Essa empresa é polemica. A Oi que já teve no passado suas ações cotadas a 127 reais chegou esse ano a ter sua cotação a 0,44 centavos.

Não é surpresa para ninguém que ela vinha enfrentando problemas de gestão, uma dívida gigantesca e impagável e estava em recuperação judicial.

No entanto, depois de muitas idas e vindas o leilão de venda de parte da Oi finalmente saiu. E era a expectativa dessa venda que estimulava e atraia os investidores para ela.

Fazendo com que suas ações durante o ano de 2020 se valorizassem cerca de 173,26%.

Logico que dificilmente a Oi volte aos patamares dos 127 reais, mas talvez após essa venda ela possa começar a respirar novamente.

1º Lugar - ETER3: Eternit

Aposto que por essa você não esperava. A Eternit passava por um longo processo de substituição do amianto em sua produção, até que veio ao mercado informar ter lançado produtos voltados para o segmento de energia solar.

A Eternit pretende comercializar telhas de concreto fotovoltaicas o que aparentemente animou os investidores, fazendo com que suas ações se valorizassem em 2020 cerca de 267,96%.

Agora vamos as 5 BDRs que mais se valorizaram

5º Lugar - TWTR34: Twitter

Só esse ano a BDR da rede social se valorizou cerca de 104,22%.

Lembrando que além da variação do preço da ação, uma BDR também está sob efeito da variação do dólar.

4º Lugar - AMZO34: Amazon

Tendo como fundador o homem mais rico do mundo atualmente, a Amazon vem crescendo rapidamente a cada ano. Só em 2020 as suas BDRs se valorizaram cerca de 118,50%.

Inclusive a Amazon vem intensificando a sua presença aqui no Brasil, tanto em questões de logística quanto de vendas do seu e-commerce.

3º Lugar - QCOM34: Qualcomm

A fabricante de chips norte americana é uma das principais fornecedoras de processadores para tablets e smartphones do mundo.

A valorização das suas BDRs em 2020 foi de 121,98%.

2º Lugar - AAPL34: Apple

A fabricante de eletrônicos vem crescendo em ritmo acelerado a vários anos e em 2020 não foi diferente.

Suas BDRs apresentaram uma valorização de 122,20%.

Inclusive eu fiz um pots aqui no blog falando sobre as ações da Apple: NÃO COMPRE IPHONE 12! Compre ações da Apple (AAPL / AAPL34)

1º Lugar - TSLA34: Tesla

A empresa automotiva que tem como CEO, Elon Musk, vale hoje mais que a soma de todas as outras grandes fabricantes de carros do mundo.

Mesmo com baixa produção e apresentando algum lucro somente agora, a Tesla se valorizou e muito durante o ano de 2020, suas BDRs obtiveram cerca de 880,34%.

Alguns economistas acreditam que seja uma bolha, outros dizem que a empresa é o futuro do mercado, mas isso é assunto para outro post!

E esse foi o nosso ranking das ações das empresas brasileiras e BDRs que mais se valorizaram durante o conturbado ano de 2020, veja que mesmo em um ano de muito estresse para o mercado financeiro, era possível obter bons lucros escolhendo as empresas certas.

Além disso você sempre deve se lembrar de diversificar a sua carteira, aumentando as chances de alguma das suas empresas ter um crescimento acima da média do mercado e reduzindo o risco de perdas significativas.

É importante dizer que para seleção das empresas brasileiras eu usei um filtro de liquidez mínima de 1 milhão de reais em negociações diárias.

Esse filtro evita distorções como por exemplo a MMX do Eike Batista que se valorizou cerca de 572,94% por pura especulação. Nesse caso ela teria ficado em primeiro lugar, mas com uma liquidez muita baixa, não entra em nossa lista.

Lembrando também que esse post não é uma recomendação nem de compra e muito menos de venda de qualquer ação.

E caso você queira entender melhor sobre a bolsa de valores e o seu funcionamento: Bolsa de valores: O que é e como funciona

Erick Luiz

Deixe sua mensagem